A Evolução do Pensamento Pedagógico
A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO
SÓCRATES
Defendia que o conhecimento possui um valor prático ou moral, isto é, um valor funcional, e consequentemente é de natureza universal e não individualista.
Processo objetivo para obter-se conhecimento é o de conservação. A educação tem por objetivo imediato o desenvolvimento da capacidade de pensar, não apenas ministrar conhecimentos.
ARISTÓTELES
Acreditava numa educação voltada principalmente na valorização de cada ser, ou seja, na capacidade individual do indivíduo, desenvolvendo a ética e ciências. Ele via na educação a grande mola que pode modificar toda a sociedade, política entre outros meios da sociedade formando homens éticos, sábios e virtuosos.
PLATÃO
Para ele a educação era mérito de poucos e a mesma deveria ser com o objetivo de formar pessoas para participarem da política, acreditava que poucas pessoas seriam capazes de serem educadas, porém defendia a escola pública para todos e que os governos deveriam se preocupar com a educação, para ele a educação deveria ser voltada na formação do ser humano para a vida coletiva.
CAP. 2
REALISMO
TOMISMO
MICHAEL DE MONTAIGNE
O objetivo principal da educação para Montaigne seria permitir à criança a formulação de julgamentos próprios sem ter que aceitar acriticamente as leituras que a escola recomenda. A receita ideal para treinar a capacidade de análise é acostumar-se a considerar opiniões diferentes e acima de tudo conhecer culturas e experiências diversas daquelas a que o aluno se familiarizou. O filósofo se rebelava contra a cobrança de memorização mecânica dos conteúdos ensinados aos alunos.
TOMÁS DE AQUINO
A ideia de Tomás Aquino, transportada para a educação, introduz o princípio de que o conhecimento é construído pelo estudante e não simplesmente transmitido pelo professor. Tomás nos lega uma filosofia cuja característica principal é uma abertura para o conhecimento e para o aluno. O filósofo vê em todo ser a