A evolução da Contabilidade
Uma das entidades mais atuantes no campo contábil vem sendo o CFC – Conselho Federal de Contabilidade, o IBRACON – Instituto Brasileiro de Contadores e a CVM – Comissão de Valores Mobiliários, que assinam pronunciamentos e contribuições mais recentes para a contabilidade, como a Deliberação CVM nº 29, de 05 de fevereiro de 1986, reconhecendo o pronunciamento do IBRACON sobre a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade, a Instrução CVM nº 64, de 1987, instituindo a Correção Integral.
O Banco Central e a Receita Federal também atuam nas legislações contábeis, e outras entidades em seu meio e também a legislação comercial, como a Lei nº 6.404, de 1976, sobre sociedades por ações.
Porém só em Dezembro de 2007 foi promulgada a Lei nº 11.638 (Sociedade por Ações e Grandes Empresas) que abre a Contabilidade Brasileira para a Contabilidade Globalizada.
Portanto a Contabilidade no Brasil ainda precisa de investimento nas áreas educacional e pesquisa para estar entre as maiores do mundo.
1.10
Desenvolvimento e desafios para Teoria da Contabilidade O ambiente das empresas vem inovando exigindo cada vez mais, pois em um mercado cada dia mais globalizado e competitivo é um novo desafio, porém também é uma grande oportunidade de crescimento, uma nova fase, segue algumas tendências:
a) Internacionalização dos mercados.
b) Necessidade de adequar-se os custos sem perder vantagens, foco na qualidade competitividade e eficiência.
c) Considerar que as análises mais recentes têm como modelo decisório, tanto de tomadores de decisões internas como a de agentes externos são as mesmas. Esforços tem que ser realizados visando estruturar Princípios Fundamentais da Contabilidade e montar uma teoria que abrange tanto a Contabilidade Gerencial quanto a Financeira.
Necessidades Emergentes
Nós devemos estar atentos aos desenvolvimentos econômicos e sociais de nossa sociedade, e das necessidades emergentes dos usuários visando supri-los com informações