A evolução comercial e suas implicações no espaço
Érica Marinho Lima
NEAT-UFU
PIBIC/CNPq- Instituto de Geografia-UFU erica_marinho_lima@yahoo.com.br Geisa Daise Gumiero Cleps
NEAT-UFU
Profa. Dra. Do Instituto de Geografia-UFU gdgumiero@ras.ufu.br RESUMO
A atividade comercial atual se constitui a partir de fatos importantes desenvolvidos ao longo do tempo, que fornecem informações diante dos mecanismos fundamentais do comércio, da importância dos grandes fluxos no mundo, das distintas escalas geográficas e dos arranjos produtivos, fornecendo um quadro geral das estruturas, da reprodução e das territorialidades do comércio internacional, juntamente com os fatores socioeconômicos e culturais e suas implicações no espaço. Assim, com o conhecimento dos principais fatos e transformações apresentadas através de toda a história conhecida da humanidade a cerca do comércio Internacional, a perspectiva de reflexão da evolução do comércio internacional e a produção do espaço mundial se torna possível. Nesse sentido, esta pesquisa tem como principal objetivo estudar a origem, o desenvolvimento e dinâmica recente do comércio internacional.
Palavras-Chave: Comércio internacional. Cronologia histórica. Relações internacionais.
INTRODUÇÃO
Este artigo integra o projeto “Comércio internacional: dinâmica e implicações na produção do espaço” e consiste numa proposta que visa dar continuidade ao projeto de PIBIC, apoiado pelo CNPq no ano de 2011 - 2012, o qual almejava contribuir para os estudos acerca do comércio internacional inserido no espaço.
A atividade comercial é considerada como uma das atividades econômicas mais importantes da atualidade surgiu a partir da necessidade de se trocar objetos. Portanto, constitui-se como uma das formas mais antigas de negociação entre os homens.
Ao estudar esta temática, considerando às principais transformações que tem ocorrido com o sistema produtivo mundial, depara-se com estratégias comerciais que fazem com que