TRABALHO DE HIST RIA
Professor: Paulo Silva
A Integração Europeia e as suas implicações
A Evolução Económica
Trabalho realizado por:
Igor Gomes Pereira LH-A, Nº12 Entregue a: 10/04/2015
Introdução
Este trabalho intitulado, A Integração Europeia e as suas implicações - A Evolução Económica, foi realizado no âmbito da disciplina de História A e foi proposto pelo professor Paulo Silva, com o objetivo de ampliar os meus conhecimentos no que toca à integração europeia do nosso país e à consolidação democrática em Portugal. Também me foi recomendado responder à seguinte questão essencial: “Foi a integração europeia um passo importante para a evolução económica de Portugal?”
Neste trabalho vão ser abordados temas como, Integração Europeia, Concretização da Adesão; Evolução Económica (Da adesão (1986) até 1992; De 1993 até ao final do século XX; A partir do terceiro milénio).
Para facilitar a compreensão da minha tarefa, é necessário fazer uma contextualização devidamente completa:
Em 1974, através de um golpe militar comandado pelo Movimento das Forças Armadas no dia 25 de Abril, Portugal deixou de viver sobre a alçada dos regimes ditatoriais, este que se prolongava há 48 anos. Após a revolução dos cravos, instalava-se uma nova ordem democrática, seguiam-se dois anos conturbados, ou período pré-constitucional. O Estado Novo deixou Portugal bastante isolado das instituições económicas internacionais, o que prejudicava severamente o país, assim os governos posteriores ao golpe militar de 1974, começam a ver no reforço das relações económicas com os países europeus um passo importante no reconhecimento internacional de Portugal. A integração na Comunidade Económica Europeia é aceite pela população, que vê neste projeto uma oportunidade de melhorar as condições de vida. Todavia, a direita autárcica opunha-se a estes propósitos, afirmando que prejudicava a produção nacional e vários setores agrícolas falavam de