a evolucao da moeda no brasil
EVOLUÇÃO DA MOEDA DA COLÔNIA: BREVE HISTÓRICO
A conquista e a ocupação do território brasileiro foram dirigidas oficialmente pelo governo português. Esta ocupação processou-se ao longo de três séculos, sob a influência do capitalismo mercantil. As novas terras descobertas tornaram-se propriedade dos respectivos reis das metrópoles européias, que passaram a dispor delas de acordo com seus interesses e as circunstâncias de cada momento histórico.
A política de ocupar as terras brasileiras por Portugal consistia na exploração agrícola, ou seja, do cultivo permanente do solo brasileiro para o fornecimento de gêneros de interesse para o comércio. A Coroa procurou estender os terrenos de cultivo e ocupar o solo de forma permanente, a fim de se estabelecer, ocupar e proteger o território, uma vez que outras nações européias que haviam ficado de fora do Tratado de Tordesilhas, como franceses, holandeses e inglesas cobiçavam um quinhão de seu domínio. Os mesmos diziam que não conheciam nenhum decreto de Deus que dividia o mundo somente entre Portugal e Espanha, e também não reconheciam como colonizadas terras não ocupadas.
No ano de 1530, o rei de Portugal organizou a primeira expedição com objetivos de colonização. Esta foi comandada por Martin Afonso de Souza e tinha como objetivos: povoar o território brasileiro, expulsar os invasores e iniciar o cultivo de cana-de-açúcar. Assim, de simples empresa extrativista destinada ao abastecimento de pau-brasil, a América Portuguesa com a indústria da cana-de-açúcar no Brasil, passa a ser a primeira empresa multinacional tendo como sócios portugueses, holandeses, ingleses e outros.
O principal empenho dos colonizadores, portanto, era tornar a colônia produtora de bens comerciáveis, isto é, mercadorias de alto valor na Europa, como o açúcar, já que ainda não tinham encontrado metais preciosos na região.
Nos três primeiros séculos da colonização, a agricultura no