A Estruturação Do Sistema De Saúde Do Estado Do Espírito Santo
PROFESSORA: GIANCARLA DISCIPLINA: PPS
TURMA: 4º SEMESTRE TURNO: MATUTINO
ALUNA: JOSELIA BISPO DOS SANTOS CPD: 610793
A Estruturação Do Sistema De Saúde Do Estado Do Espírito Santo
(2003-2010)
BRASÍLIA/DF
2013
INTRODUÇÃO
O desgoverno que tomou conta do Estado do Espírito Santo nos últimos anos do século passado e no início dos anos 2000 trouxe imensos prejuízos aos capixabas. Os mais necessitados foram especialmente atingidos, justamente aqueles que contam com a ação pública para atenção em áreas prioritárias do seu cotidiano. O quadro que se formou na saúde pública foi nefasto.
Desafios existem e sempre existirão, sejam aqueles herdados do desgoverno, sejam aqueles que surgem intermitentemente com a dinâmica da própria existência, aqui e no mundo inteiro. Mas o que se deve registrar é que, a partir de 2003, avançamos na resolução dos problemas oriundos da falta de compromisso com os capixabas, enfrentamos as questões do dia a dia e ainda definimos um novo modelo de atenção à população.
Na Saúde o Espírito Santo encontrou um rumo certo pelo qual seguir. Uma direção muito bem representada pelas políticas públicas inovadoras implementadas a partir de 2003, sustentando novos tempos para a saúde pública capixaba, no presente e no futuro.
A Estruturação Do Sistema De Saúde Do Estado Do Espírito Santo: 2003-2010
A população do Espírito Santo vem passando por grandes transformações no período recente. O perfil demográfico do Estado se alterou nos últimos anos, seguindo a tendência observada no restante do Brasil de aumento da parcela de adultos e idosos no total da população.
Por conta desses elementos, o Espírito Santo, a exemplo do que ocorre