ciranda
Há relatos de que a ciranda, dança originária de Portugal, foi apresentada em Manacapuru pela primeira vez nos anos 80, dançada por um grupo de crianças numa festa junina do Colégio Nossa Senhora de Nazaré, centro do município.
Ao longo dos anos, foram surgindo grupos de ciranda que foram se profissionalizando e transformando Manacapuru na “Terra da ciranda”.
A cidade possui um “Cirandódromo”, espaço para realização do Festival anual, localizado no “Parque do Ingá”, entrada da cidade . Elementos de sincretismo cultural foram incorporados ao festival que hoje é uma manifestação popular que traz além da dança, elementos da origem do povo, das lendas, bem como novas músicas e ritmos diferenciados.
PONTOS
Curiosidades do Festival O Festival de Cirandas foi criado em 1997, instituindo de uma vez por todas a ciranda como parte fundamental do folclore. Anualmente, o evento atrai cerca de 50 mil pessoas de diversas partes do País;
Dentre os elementos mais celebrados estão a cirandeira bela, o apresentador, os cantores e o cordão de entrada. história A Ciranda Tradicional surgiu, em 15 de Maio do ano de 1985 na Escola José Seffair, no tradicional bairro da Terra Preta, sob a coordenação da Professora Terezinha Fernandes na época gestora da Escola José Seffair com a participação de alguns moradores daquele bairro.
Teve como primeiros puxadores os jovens Jaime Jerônimo, o popular “Gato” e Rita de Cássia D’Ângelo conhecida com seu bailado ligeiro, e como primeiro puxador morador do bairro da ciranda Tradicional Ednaldo Fleury de Vasconcelos, contribui consideravelmente para o Festival Folclórico de Manacapuru se tornasse mais disputado.
A Ciranda da Escola José Seffair, como era então conhecida, em 1996 desvincula-se do contexto escolar e passa a se chamar Ciranda Tradicional fazendo parte da Associação Folclórica Unidos do Bairro, tendo como seu primeiro presidente o senhor Modesto Barroso Alexandre Neto.
O nome Ciranda Tradicional é em homenagem aos