A estrutura do Ensino
LETRAS
JULIANE GUIMARÃES ARAÚJO
ESTRUTURA DO ENSINO: FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL
APARECIDA DE GOIÂNIA
2014
A estrutura do Ensino: Federal, Estadual e Municipal
As escolas não perdem sua especificidade de estabelecimentos que possuem determinadas características singulares e se inserem em determinadas regiões, o conjunto de normas e leis que regulam a organização e o funcionamento de uma rede de escolas não perde sua identidade de normas e leis.
1. Relação entre sistema de ensino e outros sistemas sociais.
Os elementos de um mesmo sistema articulam-se entre si e, ao mesmo tempo, com outros sistemas, setores ou campos, sociais, tais como o político, o econômico, o cultural, o religioso, o jurídico etc. No período da ditadura militar, o sistema militar exercia maior poder sobre os outros. Atualmente, o sistema econômico interfere mais nos vários sistemas e em seus respectivos elementos, sobre – tudo porque se reforça cada vez mais a vinculação entre educação e desenvolvimento econômicos e entre educação e desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho.
2. formas de Organização dos Sistemas
O Brasil possui um sistema nacional de educação ou ensino¿
A estrutura da sociedade de classes dificulta uma práxis intencional coletiva. A existência de diferentes grupos em conflitos, tais como o dos partidários da escola pública e o dos privatistas. Transplante cultural de outros países, sem levar em conta a realidade da sociedade brasileira. É a insuficiente produção teórica dos educadores, os modismos que inibem a formação de verdadeiro espírito crítico.
A criação de um sistema nacional articulado de educação, de forma que o Estado, a sociedade e as diferentes esferas administrativas autem de maneira organizada, autônoma, permanente, democrática e participativa, tem sido uma das principais pautas dos movimentos organizados de educadores, cujas