A especificidade histórica do informacionalismo.
Surge um quadro complexo diante do processo de desenvolvimento histórico, diante da nova economia informacional. E essa complexidade não consegue refletir diante de um impacto tecnológico diante da economia que sofre com uma drástica mudança.
A economia informacional é um sistema sócio econômico totalmente diferente em relação à economia industrial, essa diferença não esta ligada a sua fonte de crescimento e produtividade. Mas em ambos os casos o conhecimento e o processamento andam juntos, pois são elementos essenciais para o crescimento econômico.
O novo paradigma tecnológico mudou o rumo e a dinâmica da economia gerando concorrência aos já existentes. Essa nova concorrência utilizadas pelas empresas faz crescer e gerar transformações para o setor tecnológico, tornando as áreas e os setores das empresas mais produtivos.
E por isso a economia tornou-se informacional, pois ela não se baseava apenas em informação, mas nos conceitos e atributos institucionais e culturais, que se unem para a fusão e criação desse novo paradigma tecnológico.
A economia informacional é global. E essa nova economia se tonou realidade histórica, que diverge da economia mundial, economia essa que o acumulo de seu capital avança por todo o mundo. Uma economia global é algo diferente: É a economia que tem a capacidade de se funcionar como uma unidade em tempo real. E só no final do século XX que a economia mundial tonou-se verdadeiramente global, com o apoio da nova infraestrutura, proporcionada pelas tecnologias da informação e comunicação, e com o apoio do governo e por instituições internacionais.