TRABALHO SONDAGEM
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Fundações e Arrimos
Nome:
FUNDAÇÕES
CPT/CPT-U- Ensaio de Penetração de Cone/Piezecone
O ensaio de penetração estática (Cone Penetration Test) consiste na cravação vertical a pressão de um cone no solo a uma velocidade constante de 2 cm/seg.
Durante a penetração do cone mede-se separadamente a resistência à penetração da ponta (qc) e a fricção de uma camisa de atrito localizada acima da ponteira (fs).
Já o ensaio CPTU (piezocone) permite medir, também, a poropressão excessiva que é gerada durante a penetração. A reação necessária para a penetração é dada pelo próprio peso do veículo ou por fixação no chão.
Vane Test
O ensaio de palheta (Vane Test) é um ensaio in situ utilizado para a determinação da resistência ao cisalhamento sem drenar e a sensitividade em solos coesivos saturados.
Consiste em encravar no terreno uma "palheta", constituída por quatro lâminas de aço octogonais acopladas a uma haste, e medir o torque ao girar-se o dispositivo até a ruptura do terreno.
Ao ser o cisalhamento relativamente rápido, a água não tem tempo para ser retirada, por isso se trata então de um ensaio não drenado. Suas principais aplicações e a resistência ao cisalhamento sem drenagem de argilas saturadas, sensitividade de argilas, coluna de resistência do solo.
Prova de Carga
Também chamado de ensaio de carregamento dinâmico, é um ensaio que objetiva principalmente determinar a capacidade de ruptura da interação estaca-solo, para carregamentos estáticos axiais. Ele difere das tradicionais provas de carga estáticas pelo fato do carregamento ser aplicado dinamicamente, através de golpes de um sistema de percussão adequado. A medição é feita através da instalação de sensores no fuste da estaca, em uma seção situada pelo menos duas vezes o diâmetro abaixo do topo da mesma. O sinal dos sensores são enviados por cabo ao equipamento PDA, que armazena e processa os sinais "on line"
Alguns dados podem ser