a escola no Brasil
FUNDAMENTOS HISTORICOS DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
MACEIÓ-AL
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FUNDAMENTOS HISTORICOS DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
AS CARACTERISTICAS DA ESCOLA NO BRASIL, DO PERIODO JESUÍTICO AO REPUBLICANO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Profª GIORDANNA ARAUJO
MACEIÓ-AL
2014
Características da escola no Brasil, do Período Jesuítico ao Republicano
Os primeiros jesuítas chegaram ao território brasileiro em março de 1549, se as pregações dedicaram católicas e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios a Fe católica sem que soubessem ler e escrever. De Salvador a obra jesuítica estendeu-se para o sul, e em 1570, vinte e um anos após sua chegada já eram compostas por cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
Os jesuítas permaneceram como mentor da educação brasileira durante duzentos e dez anos quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas por decisão de Sebastião José de Carvalho, o Marquês de Pombal; na é poça da expulsão já existiam dezessete colégios e seminários, alem de seminários menores e escolas de primeiras letras.
A educação brasileira, com isso vivenciou uma grande ruptura histórica num processo já implantado e consolidado como modelo educacional, o ensino Laico e publico e os conteúdos baseiam-se, a partir de 1772, data da implantação do ensino publico oficial no Brasil (que manteve o ensino religioso nas escolas). A população do período colonial formada ale dos nativos e dos colonizadores brancos tivera o acréscimo da numerosa mão de obra escrava oriunda da África, mas os escravos negros não conseguiram qualquer direito a educação e os homens brancos estudavam nos colégios religiosos ou iam para Europa (excluindo as mulheres).