A escola começa em casa
ESCOLA COMEÇA EM CASA
Sendo uma definição da palavra fórmula a síntese de raciocínio, qual a fórmula para uma boa escola pública? Sintetizamos seus principais componentes como sendo: a participação dos pais, o interesse da família pela vida escolar do aluno, o estímulo à leitura e o hábito de fazer e corrigir o dever de casa. Soma-se a isso a vontade do diretor e sua equipe em colocar em prática essas lições.
Esta fórmula só tem um resultado: a melhoria no desempenho escolar.
Existe diversas pesquisas que mostram que alunos cujos pais se preocupam com o que acontece na escola e que cobram os deveres de casa têm médias maiores. E você empresário, tem perguntado aos seus colaboradores como eles estão indo na escola? Você já pensou sobre a importância de se preocupar com a vida acadêmica do patrimônio de sua empresa chamado equipe de trabalho? Já parou para pensar que esta prática levada a sério pode evitar um apagão de mão de obra? Já pensou que mão de obra é coisa do passado e o que precisamos é cabeça de obra?
Pois bem, para demonstrar a importância do assunto relembre ou conheça o teor da matéria do economista Claudio de Moura Castro, publicada na seção ponto de vista da revista Veja em 10 de Novembro de 2004, intitulada A vovó na janela. Vale a pena ler.
"Cada sociedade tem a educação que quer. A nossa é péssima, antes de tudo, porque não fazemos a nossa parte.
Em uma pesquisa internacional sobre aprendizado de leitura, os resultados da Coréia pareciam errados, pois eram excessivamente elevados. Despachou-se um emissário para visitar o país e checar a aplicação. Era isso mesmo. Mas, visitando uma escola, ele viu várias mulheres do lado de fora das janelas, espiando para dentro das salas de aula. Eram as avós dos alunos, vigiando os netos, para ver se estavam prestando atenção nas aulas.
A obsessão nacional que leva as avós às janelas é a principal razão para os bons resultados da educação em países com