A Era Keynesiana
Prof.ª
Alunos:
NITERÓI
Este trabalho tem como objetivo abordar o conceito e as idéias do Keynesianismo, bem como e onde estas foram aplicadas, quais causas levaram a implantação do mesmo, e quais as conseqüências desses fatos. Buscando através de uma cronologia histórica, detalhar os processos no qual se desenvolveram os acontecimentos, juntamente com alguns fragmentos de críticas feitas a época e contemporâneas.
Introdução
Teoria Keynesiana: Conjunto de idéias que propunham a intervenção estatal na vida econômica com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego. As teorias de John Maynard Keynes tiveram enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política do livre mercado. Acreditava que a economia seguiria o caminho do pleno emprego, sendo o desemprego uma situação temporária que desapareceria graças às forças do mercado. A doutrina Keynesiana ganhou destaque no início da década de 1930 no momento em que o capitalismo vivia uma das mais graves crises, nesta época as nações capitalistas geriam o campo econômico com base nas teorias estabelecidas pelo liberalismo clássico.
O Keynesianismo é a doutrina do conjunto de ideias elaboradas pelo economista britanico John Maynard Keynes, que propunham a intervenção estatal na vida economica com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego. As teorias de Keynes tiveram enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de livre mercado, que acreditava que a economia seguiria o caminho do pleno emprego, sendo o desemprego uma “situação temporária que desapareceria graças às forças do mercado”.
O objetivo do keynesianismo era manter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia, de forma suficiente para garantir o pleno emprego, mas sem excesso, pois isto provocaria um aumento da inflação. Se opondo as idéias neoclássicas, ele iniciou na