A era da internet
O trabalho a seguir tem por finalidade incluir uma estatística sobre o uso da internet no Brasil que se desenvolveu junto ao meio acadêmico e científico, e no seu início, o acesso era restrito a professores e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Somente no ano de 1995 a internet deixou de ser privilégio das universidades e da iniciativa privada para se tornar de acesso público. Desde então o número de provedores que oferecem o serviço e número de usuários que utilizam este recurso aumentam a cada ano.
Dados sobre o uso da Internet no Brasil
No mundo, as pessoas gastam, em média, duas horas por dia na internet. No Brasil, há diversos números, mas a média dos jovens com menos de 30 anos fica entre 3 e 5 horas diárias, segundo Geof Ramsey, CEO global do eMarketer.
No mundo todo, 64% da população tem celular. São cerca de 6,4 bilhões de pessoas. No Brasil, acredite, a fatia é bem maior e são nada menos do que 76% das pessoas com celular, o que significa 154 milhões de aparelhos espalhados pelo País.
Entre os celulares utilizados no Brasil, 20% – ou 41 milhões – são smartphones. A previsão apresentada por Ramsey é de que, até 2017, 34% dos usuários de celular já tenham um smartphone. “Na área urbana, essa fatia deve chegar a 80% ou 90%”, disse ele.
Entre os smartphones usados pelos brasileiros, 55% utilizam Android, o sistema operacional do Google, e 32% utilizam o sistema operacional da Apple (iOS).
Quer mais? Entre os usuários de internet no Brasil, 37% usam mídias sociais e, destes, 71% são ativos – índices maiores que a média latino-americana (67%) e global (64%).
Outro dado impressionante apresentado pelo CEO foi que 75% desses usuários utilizam várias telas (celular, tv, tablet) simultaneamente por 52 minutos diários, em média. “Ou seja, passar uma mensagem para ele seja pela tv ou pelo celular vai ser cada vez mais difícil porque disputar sua atenção é um desafio cada vez maior para os anunciantes”,