A era da administraçao
Etnografia – é por excelência o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Baseia-se no contato inter-subjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, é a explicação escrita e gráfica de uma etnia de um determinado povo ou de uma determinada cultura, revelando os costumes, crenças e tradições de uma sociedade.
Etnologia - é a ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas. Promove a análise e conclusão sobre o conhecimento de grupos vizinhos, reconstitui o passado de uma determinada população, o entendimento de uma determinada técnica ou costume.
2. Por que podemos afirmar que quando o ser humano começa a pensar e a dominar a natureza, ele deixa de ser um animal natural e começa a produzir cultura?
É por meio da cultura que o homem passa a dominar a natureza e se distancia dos outros animais, passando de um ser irracional para racional. Como ser pensante a natureza deixa de ser apenas um habitat para se tornar também um campo a ser explorado, sendo dominador da natureza gerando conhecimento que por sua vez gera mais cultura. Assim, o homem desenvolve a curiosidade para saber como e porque as coisas acontecem e como ele pode fazer melhorias.
3. “...o homem gera cultura, que altera os usos e os costumes dos homens que, por sua vez, geram cultura e, assim sucessivamente”. Dê um exemplo do dia a dia sobre esta frase acima.
A cultura está em permanente transformação e podemos observar tal fato na mecanização de trabalhos tradicionais cada vez mais crescente, devido a exploração industrial. Outra constante que vem transformando a nossa cultura empresarial, por exemplo, é a crescente tercerização de funções. Um exemplo transformador é a cultura do consumismo, com a concepção de que para se considerar parte integrante da sociedade, fosse necessário ter maior quantidade de bens