A ERA BAD
Lançado com 2 anos de atraso (1987) , o álbum ‘’Bad’’ foi considerado pela mídia especializada uma decepção, para eles se tratava de um álbum muito ousado e inferior, quando se tirava de referência Thriller (1982) ou Off the Wall (1979).
Contrariando aquilo que foi pregado pela mídia, o público fiel de Michael Jackson fez de Bad um grande sucesso, o álbum teve cerca de 30 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, não tão grandioso quanto Thriller, mas um grande sucesso, que permaneceu por muito tempo como o segundo álbum de Michael mais vendido da história.
Bad ainda teve um recorde de nove canções lançadas como compacto. Cinco delas chegaram à primeira posição nos Estados Unidos: “I Just Can’t Stop Loving You” (com a estreante Siedah Garrett), “Bad”, “The Way You Make Me Feel”, “Man in the Mirror” e “Dirty Diana”. Foi a primeira vez que um artista colocou cinco canções de um mesmo álbum em primeiro lugar. Isso sem contar “Another Part of Me” que ficou um primeiro lugar nos charts de R&B.
No período de BAD, algumas músicas foram lançadas como compacto e ganharam vídeo clip, na época também foi lançado o filme ‘’Moonwalker’’, que mostra grande parte das músicas do álbum, além disso, havia também um vídeo game sobre o filme.
Bad, música na qual deu nome ao álbum lançado em 1987, foi uma tentativa de enfatizar um duelo entre Michael Jackson e Prince, já que era noticiado na época uma rivalidade entre eles. O astro quis aproveitar da suposta rivalidade criada pela mídia para promover a faixa, porém Prince recusou o convite, especula-se que ele não tenha gostado da letra da canção.