A EQUIPE INTERDISCIPLINAR E INTERSSETORIABILIDADE NA ATENÇÃO A SAÚDE
748 palavras
3 páginas
A EQUIPE INTERDISCIPLINAR E INTERSSETORIABILIDADE NA ATENÇÃO A SAÚDE
São reconhecidos como profissionais de saúde os assistentes sociais, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, entre outros. Neste trabalho será discutido a importância da equipe multiprofissional na atenção a saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde a Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
As atividades desenvolvidas pelas equipes podem levar a um maior envolvimento e articulação com a comunidade. Essa nova postura permite o reconhecimento dos saberes populares e favorece o empoderamento, eixo central da promoção da saúde. O PSF busca a incorporação da promoção da saúde, do trabalho interdisciplinar e multiprofissional, do envolvimento comunitário e de uma lógica de responsabilização entre os diversos atores sociais envolvidos.
A interdisciplinaridade diz respeito diz respeito a produção do conhecimento. Tem, portanto, caráter epidemiológico; é a integração de várias disciplinas e áreas do conhecimento. A multiprofissionalidade diz respeito a atuação conjunta de várias categorias profissionais. O trabalho em equipe na saúde requer a compreensão das várias disciplinas para lidar com a complexidade que é a atenção primária, a qual toma a saúde no seu contexto pessoal, familiar e social, bem como a promoção da saúde, e prevenção e reabilitação,