A Engenharia Civil Uma Das Mais Antigas Disciplinas De Engenharia
As primeiras práticas de engenharia civil devem ter começado entre 4000 e 2000 A.C. no Antigo Egito ou Mesopotâmia (Antigo Iraque) quando os humanos começaram a abandonar uma existência nómade, criando assim a necessidade de construir um abrigo.
A engenharia civil é sem dúvida a mais antiga disciplina de engenharia. Ela lida com o ambiente e pode ser datada à primeira vez que alguém colocou um telhado sobre a sua cabeça ou colocou um tronco de uma árvore ao longo de um rio de forma a tornar mais fácil atravessar.
O ambiente engloba muito do que define a civilização moderna. Edifícios e pontes são normalmente as primeiras construções que vêm à cabeça, pois são as mais conspícuas criações de engenharia estrutural, uma das maiores áreas da engenharia civil. As estradas, caminhos-de-ferro, sistemas de metro e aeroportos são projetados pelos engenheiros de transporte, uma outra área da engenharia civil.
Cada vez que abre uma torneira, espera que a água saia, sem pensar que os engenheiros civis o tornaram possível. Por exemplo: Nova Iorque possui um dos mais impressionantes sistemas de abastecimento de água, recebendo bilhões de galões de água de alta qualidade das catskills ao longo de 100 quilómetros.
Similarmente, não são muitas as pessoas que se preocupam com o que acontece á água quando os seus objetivos são atingidos. A velha disciplina de engenharia civil da engenharia sanitária evoluiu para uma engenharia ambiental moderna de tal significância que muitos dos departamentos académicos tem mudado os seus nomes para engenharia civil e ambiental.
Estes pequenos exemplos ilustram que os engenheiros civis fazem mais que desenhar edifícios e pontes. Podem ser encontrados na indústria aeroespacial, projetando jatos e estações espaciais; na indústria automóvel, aperfeiçoando a capacidade de carga dos chassis