A enfermagem e seus significados, sistematizações e entendimentos enquanto profissão
RESUMO Essa resenha crítica dos seis artigos que se referem a Enfermagem e seus significados, sistematizações e entendimentos enquanto profissão analisa o quê é ser Enfermeiro, suas capacidades, competências, habilidades, responsabilidades e progressão. Através de vários fatores a enfermagem chegou num patamar onde é fundamental na cura. Mesmo enfrentando vários problemas e divergências é a metodologia mais aceita e conhecida do mundo.
INTRODUÇÃO
De acordo com os seis artigos, lidos e analisados pelo grupo, as conclusões tiradas acerca da Enfermagem e seus significados sistematizações e entendimentos enquanto profissão chegaram num consenso de que ser enfermeiro é um trabalho árduo, que exige muito amor, dedicação, responsabilidade, ética, moral conhecimento e vai além do buscar a cura, ela envolve o processo de cuidar do outro, ser e estar com seu paciente, além do que demonstra sua história de progressão de um status de profissão feminina e submissa à uma realidade completamente divergente.
Nos que se refere à competências, podemos entender que o conceito de competência é considerado como a capacidade de apreciar e julgar certas questões e\ou realizar determinados atos, surgindo como uma ferramenta para solucionar os problemas que as organizações vinham enfrentando com o advento da globalização.
As reflexões que podemos ter sobre o conceito de competência ocorrem em três dimensões distintas, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dimensões estas 100% presentes no dia a dia do profissional da enfermagem, tanto na sua vida pessoal como profissional, são habilidades necessárias para aplicação dos conhecimento, competências e atitudes para exercer da melhor maneira seu trabalho e conduzir sua vida.
Através destas características dentre outros fatores os profissionais da enfermagem conseguiram sair do ponto de serem apenas utilizados para dar remédios,