A enfermagem na evolução humana
Bottom of Form 1
Enfermagem - A Enfermagem na Evolução da Humanidade
A enfermagem tem sido considerada a mais antiga e a mais jovem das profissões. Para Giovanini, 2005, a Enfermagem é a arte e a ciência do cuidar, necessária a todos os povos e a todas as nações, imprescindível em época de paz ou em época de guerra e indispensável à preservação da saúde e da vida dos seres humanos em todos os níveis, classe ou condições sociais.
Partindo do princípio de Giovanini, a enfermagem como arte e ciência do cuidar, pode-se concluir que a enfermagem está intimamente ligada à vida humana desde a sua origem, podendo então relacioná-la à primeira mulher em que se tem referencia: Eva, a esposa de Adão, pois inicialmente o cuidado era realizado de modo instintivo, a mãe que cuida do filho, posteriormente, pelas mulheres que permaneciam nas tribos cuidando das crianças, velhos e doentes, enquanto os homens saem em busca de alimentos, em outras épocas os cuidados eram feitos por sacerdotes, onde as práticas de saúde associavam-se à religião. Quando alguém era curado, sua cura estava relacionada com milagre, se morria era porque era indigno de viver. Nesta emaranhado chegamos á Era Moderna, onde as práticas de enfermagem confundiam-se muitas vezes com as práticas da medicina.
Florence Nighingale, (1820-1910), membro da elite social e econômica e amparada pelo poder político da época, era portadora de grande aptidão vocacional para tratar doentes. Convidada para trabalhar junto aos soldados feridos em combate na Guerra da Criméia (1854-1856) torna-se a precursora da Enfermagem Moderna.
Neste cenário, a enfermagem, ainda vive épocas em que é subordinada à medicina até chegar à sua autonomia profissional. No Brasil, a criação dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem conceituado como autarquias de fiscalização profissional e vinculado ao Ministério do Trabalho ocorre com o sancionamento da Lei 5905, em 1973.
Em 25 de junho de 1986 é criada a Lei 7498,