A energia eólica como alternativa sustentável
Wagner Ferreira coelho de oliveira
|E-mail: pr.wagnerfc@gmail.com
Bruna Moura Maciel
E-mail:brunamaciel_2910@hotmail.com
Rafaela da Silva Alves
E-mail: rafysfereira@gmail.com
Francis Bakon da Silva Ferraz
E-mail:francisbakon@gmail.com
Fabio Emmanuel Vieira
E-mail:fabio-emmanuel@hotmail.com
Augusto Magalhães Braulio
E-mail:guto1.6@hotmail.com
Resumo: Esse artigo discute o uso da energia eólica como alternativa sustentável de fornecimento de energia, discutindo sua viabilidade econômica e operacional, frente a uma sociedade com alto índice de crescimento populacional. Apresenta breve histórico das pesquisas, evolução e implantação, desse tipo de energia no mundo e no Brasil. A energia eólica é uma das formar de geração de energia mais bem vistas atualmente, pois alem de produzir energia de qualidade utiliza para esse fim uma fonte inesgotável: o vento. Essa forma de geração de energia vem como opção para a elogiada matriz energética brasileira, que atualmente tem como base a produção de energia utilizando a água, por meio de hidroelétricas. Também apresenta um resumo do funcionamento de um aerogerador.
Palavras-Chave: sustentabilidade, energia eólica e energia cinética.
INTRODUÇÃO
A energia cinética ou vento é uma abundante energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A utilização dessa fonte energética para geração de eletricidade em escala comercial teve inicio há 30 anos. No inicio da década de 70 com na crise mundial do petróleo, nessa época ouve o grande interesse dos países Europeus como também dos Estados Unidos no desenvolvimento de equipamentos para produção de eletricidade que ajudaria a diminuir a dependência do petróleo e carvão.
Os aerogeradores utilizam o vento que movimenta as grandes hélices da turbina que une o cubo do rotor ao gerador, transformando a energia mecânica em energia elétrica. Um aerogerador típico pode gerar até 1,8 MW de eletricidade.