Funções
1 INTRODUÇÃO
A questão energética é um dos tópicos de maior importância na atualidade. A qualidade de vida de uma sociedade está intimamente ligada ao consumo de energia.
"Acredita-se que foram os egípcios os primeiros a fazer uso prático do vento. Em torno do ano 2800 AC, eles começaram a usar velas para ajudar a força dos remos dos escravos." (FERREIRA, 2013, p. 10).
A energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aero geradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros.
A energia eólica quando comparada aos combustíveis fósseis é renovável, está permanente disponível, pode produzir em qualquer região, não produz gases do efeito estufa durante a produção.
No Brasil, a capacidade instalada ainda é muito pequena quando comparada aos países líderes em geração eólica, como por exemplo, na China com produção de 67.774Mega Watts.
Políticas de incentivos estão começando a produzir os primeiros resultados e espera-se um crescimento da exploração deste recurso nos próximos anos.
Este Projeto consiste na construção de um sistema eólico de pequena escala, a criação de uma lanterna que será abastecida com a eletricidade absorvida através do carro em movimento. Objetiva o funcionamento do sistema eólico simples para obtenção da maior capacidade de eletricidade possível.
2 PROBLEMA DE PESQUISA Considerando o déficit energético, o esgotamento das energias não renováveis e a apreensão com a sustentabilidade se fazem necessários o uso de recursos naturais, tais como o vento.
Assim quais seriam as possibilidades de utilização de uma lanterna com energia eólica no dia a dia do consumidor?
2.1 Contextualização do problema
A geração de energia eólica no Brasil ainda é pouco aproveitada.
Apesar de ter um território vasto com ótimo potencial de geração de energia