A empresa do século xxi e sua principal característica
A história sempre valorizará os pioneiros, pois possuem a primeira característica necessária aos chamados empreendedores, que é a coragem. Isto é indiscutível, pois sem a coragem não se dá o primeiro passo para a realização dos objetivos desejados. Ela é o propulsor de tudo. As grandes vitórias, realizações e conquistas têm sua gênese na coragem de alguns pioneiros.
Dentro desta Epopeia Histórica, marcaram sua passagem com tinta de suor e muito trabalho vários célebres personagens. Seguem alguns: Cristóvão Colombo, os Bandeirantes e Che Ghevara.
Sendo assim, com o passar dos tempos outras pessoas motivadas pelo exemplo de diversos pioneiros, nas mais diversas áreas do conhecimento humano, também começaram a colocar em prática a coragem promovendo crescimento, ampliação e evolução da humanidade.
No entanto, com a grandiosa ampliação do mercado econômico, político e social outra característica tornou-se essencial aos empreendedores que desejassem o sucesso em suas atividades, sem o que não atingiria seus objetivos. Logo percebeu-se que a persistência era a segunda característica fundamental ao êxito, como seguem alguns exemplos: Louis Pasteur, Santos Dumont e Thomas Edison.
O mundo não para de evoluir haja vista que segundo a LEI DE MOORE: a única certeza é a mudança de absolutamente tudo a nossa volta. Logo percebeu-se também que a constante ampliação de produtos e serviços somados ao aumento da população mundial gerava uma concorrência feroz entre todos. Aí percebeu-se a terceira característica vital à sobrevivência para atingirmos a vitória nos negócios e que é aINOVAÇÃO.
Numa palavra, hoje em dia no século XXI, somente a INOVAÇÃO pode lhe dar o chamado diferencial competitivo e que é vital, pois sem esta característica estaremos alijados de possíveis conquistas e sucesso, como vemos alguns exemplos a seguir: Microsoft, Google, Picasso, Renoir, Peter Benenson,Greenpeace, Marc Jacobs e