A Empresa do Século 21
A EMPRESA DO SÉCULO 21
FARINHA, Joaquim M. Branco Brazão
O artigo A empresa do século 21 de Joaquim M. Branco Brazão Farinha publicado na revista online Engenharia, traz informações sobre o novo método de funcionamento das empresas desse século. Foca-se na organização em network, assim como na Tecnologia da informação, e no novo modelo de chefia, que em conjunto rompem com as estruturas arcaicas utilizadas anteriormente.
Divide-se o artigo em três pilares principais: ‘A estrutura organizacional’; ‘Informação x Automação’ e ‘Os novos papéis da Chefia’. No primeiro tópico é apresentada a organização em network, a qual é composta por pessoas ágeis, de fácil aprendizado, com capacidade de inovar e que consigam trabalhar de forma eficaz em times que visam a execução de um projeto no qual não existe um chefe, mas sim uma equipe, trabalhando para um mesmo fim.
O segundo pilar ‘Informação x Automação’, trata das diferenças entre tecnologias , aquelas de automação, que se direcionavam a substituição do homem pela máquina e a TI- Tecnologia da Informação, que traduz os processos automatizados em dados/informação. Já em ‘Os novos papéis da Chefia’ é apresentado um novo perfil de chefe. O mesmo atua como líder, facilitador, coinovador e negociador, diferentemente do modelo de Fayol (1995) em que o chefe era o comandante do processo.
O autor trabalha com imagens que ao longo das explicações facilitam o entendimento. As informações são atuais trazendo inclusive o depoimento de um Vice-Presidente Senior de uma grande montadora de tecnologia de ponta da atualidade.
“Unlike Detroit, there is no caste system here. Our people don’t think about which executive they work for, just which project they are working on”.
Rick Lepley, Senior Vice-President
Mitsubishi (USA) - (APUD TOM PETER, LIBERATION
MANAGMENT, pg. 159).
Porém o artigo é específico para a área de engenharia tornando-se menos interessante para