A educação no brasil está melhorando
Buscando realizar o trabalho proposto, realizamos visitas a algumas escolas na minha cidade (Rede Estadual), procuramos também, informações na rede municipal e o que se percebe é que ninguém se dispõe a responder com a necessária clareza quais recursos às escolas têm recebido do MEC, e como isso tem melhorado a educação no Brasil.
Assim sendo, seguimos um caminho alternativo e procuramos ouvir professores conhecidos na minha cidade, principalmente da rede estadual. Ao perguntá-los sobre os investimentos federais nas escolas e como isso tem melhorado a qualidade de ensino, um deles chamou com ponderações consistentes sobre alguns aspectos envolvendo a atual fase do ensino em Rondônia. Vejamos por que: Segundo ele a gestão democrática de ensino estava sendo implantada, porém o atual governador do estado ao tomar posse em 2003 (1º mandato) resolveu pôr fim a tudo isso e voltar a escolher os diretores e todos os cargos de gerenciamento do ensino através da indicação direta baseada exclusivamente nas questões político-partidárias, sendo que as indicações recaem principalmente nos filiados, não sendo possível a participação de professores de outros grupos políticos ou não filiados, ainda que tivessem experiência e competência comprovada.
Voltando às questões de melhorias, o que percebemos é que está chegando muitos investimentos nas escolas, entre eles destaque para laboratórios de informática, equipamentos, livros didáticos, livros para salas de leitura e bibliotecas, porém a educação no Brasil ainda não deu o seu grande salto de qualidade. O nosso salto não aconteceu porque ainda não investiram ou até agora se investiu pouquíssimo no principal elemento, o único que é responsabilizado por tudo o que dá errado em termos de educação até hoje, o professor, esse sim, precisa ser resgatado urgentemente às condições dignas de trabalho e respeito, tanto dos alunos como da sociedade.
O Brasil está exigindo dos professores