Copa do Mundo
Tema: A Copa do Mundo no Brasil.
Problema: É uma conquista ou prejuízo realizar a Copa do Mundo no país carente de saúde e educação de qualidade, como o Brasil?
Objetivo Geral: Identificar as prioridades.
Objetivos Específicos: Identificar as prioridades para o desenvolvimento do país, gastando os recursos de forma qualitativa e eficiente.
Justificativa: O desenvolvimento eficiente de um país depende de um planejamento que atenda as expectativas da população, oferecendo serviços essenciais de qualidade e prestando contas dos impostos pagos pelos contribuintes. Estudar este assunto é um desafio, pois nos deparamos com pontos positivos e negativos. Quando se trata de um evento como a Copa do Mundo o país cresce gerando mais empregos, melhorando a infraestrutura, transporte, habitação, mas por outro lado alguns investimentos não são feitos, como melhorar a saúde pública e a educação básica.
Revisão de literatura:
A Copa do Mundo de 2014 terá como país anfitrião o Brasil, o que pode ser uma grande oportunidade de o Brasil se destacar entre os demais países, porém para sediar um evento como esse é preciso uma grande infraestrutura, o que nos leva a questionar: será que o Brasil está preparado para sediar um evento como esse? O que deve ser feito para a Copa do Mundo de 2014 seja benéfica ao país?
Estima-se que o governo irá investir mais de 20 bilhões de reais em infraestrutura para receber a Copa de 2014. Somando os recursos diretos e indiretos, o total deve atingir 183 bilhões de reais.
Todo o dinheiro investido, apesar de parecer um luxo desnecessário, visto que demandas mais urgentes como saúde e educação também necessitam ser solucionadas e precisam do apoio do governo,