Atividade complementar de Adulto
1. Considerando o estudo do acidente pro animais peçonhentos, responda os quesitos abaixo:
a. Qual o acidente estudado:
Acidente Elapídico, que corresponde a acidentes por serpentes peçonhentas. A maioria das 18 espécies do gênero Micrurus (serpentes corais) possuem um padrão de cor representado por anéis corporais em uma combinação de vermelho (ou alaranjado), branco (ou amarelo) e preto. A presença da cor vermelha é uma indicação de perigo (coloração apostemática) para potenciais predadores, especialmente pássaros. A letalidade corresponde a 0,4%. Pode evoluir para insuficiência renal aguda, causa de óbito neste tipo de envenenamento.
b. Como se dá a ação do veneno.
O s constituintes tópicos do veneno são denominados neurotoxinas (NTXs) e atuam da seguinte forma:
NTX de ação pós-sináptica: existem em todos os venenos elapídicos até agora estudado. Em razão do seu baixo peso molecular podem ser rapidamente absorvidas para a circulação sistêmica, difundidas para tecidos, explicando a precocidade dos sintomas de envenenamento. As NTXs competem com a acetilcolina (Ach) pelos receptores colinérgicos da junção neuromuscular, atuando de modo semelhante ao curare. Nos envenenamentos onde predomina essa ação (M. frontalis), o uso de substâncias anticolinesterásticas (endrofônio e neostigmina) pode prolongar a vida média do neurotransmissor (Ach) levando a uma rápida melhora da sintomatologia.
NTX de ação pré-sináptica: Estão presentes em algumas corais (M. coralliunus) e também em alguns viperídeos, como a cascavel sul-americana. Atuam na junção neuromuscular, bloqueando a liberação de Ach pelos impulsos nervosos, impedindo a deflagração de ação. Esse mecanismo não é antagonizado pelas substâncias anticolinesterásticos.
c. Descreva suscintamente o quadro clínico e suas complicações.
Os sintomas podem surgir precocemente, em menos de uma hora após a picada. Recomenda-se a observação clínica do acidentado por