A EDUCACAO FISICA ESCOLAR NAS ESCOLAS PUBLICAS
E OS SEUS CONTEÚDOS: uma análise sobre a postura dos educadores acerca de seu campo de trabalho 1
Juliano Silveira 2
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo proporcionar, particularmente aos acadêmicos de Educação
Física, uma visão das nossas escolas públicas, mostrando-lhes algumas das dificuldades enfrentadas pelos professores e servindo como ponte para reduzir o distanciamento existente entre a instituição que prepara os profissionais e a realidade concreta de seu campo de atuação nas escolas públicas.Também é abordada a questão de como anda a Educação Física escolar, na perspectiva de mudanças na sua prática. Através de uma pesquisa realizada em dez escolas da rede pública estadual, no município de Palhoça/SC, foi feita uma breve análise sobre os conteúdos e metodologias que estão sendo utilizados nas aulas de Educação Física no ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento (5ª e 6ª séries) e os objetivos almejados no planejamento; percebe-se ainda forte presença do Esporte, refletindo-se sobre as diversas possibilidades educativas atribuídas a ele.
Palavras-chaves: Conteúdo, esporte, sociedade.
INTRODUÇÃO
A Educação Física é uma disciplina que possibilita, talvez mais do que as outras 3, espaços onde se pode dar início a mudanças significativas na maneira de se implementar o processo de ensino/aprendizagem, tendo em vista as diversas situações em que os dados do cotidiano associados à cultura de movimentos podem ser utilizados como objetos para reflexão. Sim, a Educação Física possui esta aparente vantagem, mas o que é visto na realidade é que, se ela possui uma grande fonte de estudos didático-pedagógicos renovadores 4, deixa de dedicar-se, porém, a mudanças práticas na sua forma de atuação na sociedade.
Pode-se afirmar isto, porque, através da observação de aulas em escolas públicas, ainda é possível ver que muito pouco é feito na direção de alguma mudança na maneira de educar “para a vida”. O