O papel da educação física nas instituições públicas municipais em pedra de guaratiba
O PROBLEMA
1.1 INTRODUÇÃO
Pedra de Guaratiba é um bairro na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A denominação “Pedra de Guaratiba” teve sua origem na partilha das terras da região de Barra de Guaratiba pelos herdeiros do seu primeiro donatário, o português Manoel Velloso Espinha.Com sua morte, seus dois filhos Jerônimo Velloso Cubas e Manoel Espinha Filho herdaram a Freguesia de Guaratiba. Através de mútuo consentimento resolveram dividir entre eles as terras herdadas do pai, ficando Jerônimo com a parte norte e Manoel com a parte Leste, tendo o rio Piraquê como marco divisório. Jerônimo Velloso Cubas, não tendo herdeiros, pela lei foi forçado a doar sua parte à província Carmelitana Fluminense, uma congregação religiosa de frades da Ordem do Carmo.
A congregação carmelitana de posse religiosa das terras, fez construir diversas benfeitorias entre as quais, igreja, noviciato e um engenho.No engenho havia uma grande produção de açúcar, rapadura e um vasto canavial, proporcionando dessa forma um rápido desenvolvimento à região, em cuja área surgiu a Fazenda da Pedra, região hoje denominada Pedra de Guaratiba, atualmente grande produtora de pescado, e hospedeira da Fundação Xuxa Meneghel. Há também a graciosa igreja Nossa Senhora do Desterro, uma das mais antigas da cidade, construída a beira-mar, tombada como patrimônio da humanidade pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Como qualquer outro bairro essa região passou e passa por várias mudanças, tanto em relação a sua população quanto em relação aos hábitos de seus habitantes. Reflexo dessas mudanças nos últimos anos, Pedra de Guaratiba ganhou novas Unidades Escolares, tanto públicas quanto privadas, fato este que foi foco desse estudo. No ultimo censo demográfico a população total de Pedra de Guaratiba ficou estimada em 143.000 habitantes (Fonte: Instituto Pereira Passos, IBGE, 2000), e o número de escolas públicas municipais no