A Educa O F Sica No Brasil Teve Origem Gra As A Uma Grande Miscigena O Cultural
1169 palavras
5 páginas
A educação física no Brasil teve origem graças a uma grande miscigenação cultural, desde sua descoberta, com os índios que aqui já habitavam até os imigrantes que acrescentar a inúmeras fontes para que a atividade física fosse aprimorada de acordo com as necessidades de seu tempo.Mas a educação física como disciplina possui a sua origem por volta da metade do século XIX, sendo este o período do Brasil Império, onde existiam leis que incluíam a ginástica na grade de ensino dos estudantes.
Porém, apenas na década de 1990 que a atividade física obtém um status mais amplo, até se tornar o que conhecemos atualmente.
Este trabalho aborda toda a história da Educação no Brasil, desde sua origem, no período colonial, por volta de 1500, até os dias atuais,enfatizando seus pontos principais, mudanças sofridas e marcos ao longo da história. Os primeiros habitantes, deram pouca contribuição a não ser os movimentos rústicos naturais tais como nadar, correr atrás da caça, lançar e o arco e flecha. Nas suas tradições incluem-se as danças, cada uma com seu significado: homenageando o sol, a lua, os Deuses da guerra e da paz, etc. Entre os jogos incluem-se as lutas, a peteca, a corrida de troncos entre outros. Os índios não eram muito fortes e não se adaptavam ao trabalho escravo.
Os negros e a capoeira vieram para o Brasil para o trabalho escravo e as fugas para os Quilombos os obrigavam a lutar semanas contra os capitães-do-mato, homens que adentravam o mato a mando dos seus senhores para recapturar os escravos. Com o instinto natural os escravos perceberam que seus corpos eram as únicas armas que precisavam. A inspiração veio da observação das brigas dos animais e das raízes culturais africanas.
Brasil Império
Em 1851 a lei de n°630 inclui a ginástica nos currículos escolares. Embora Rui Barbosa não quisesse que o povo soubesse da história dos negros, mantiveram como obrigatório as aulas de Educação Física nas escolas primárias e secundárias praticadas pelo menos 4 vezes por