A EDUCA O ESTETICA EM SCHILLER 01
LIBERDADE, ESTADO E ARTE
Os limies da comcepção de educação de Aufklarung são apontados por F. Schiller a partir da sua consideração sobre a importância de estética no desenvolvimento humano, o que não significa uma recusa absoluta desse movimento, mas ma formulação do método.
Para Schiller, a formação estética pode auxliar o homen a se tornar livre, embora ela mesma não garanta isso,pois o ser humano necessita avançar ate a autonomia total da racionalidade moral. De acordo com ele, há uma lacuna entre a sensibilidade e a razão que necessita ser preenchida por um elemento que apresenta relações tanto com uma quanto a outra.
Nas cartas ao príncipe Von Agustemberg, Schiller explica que a ação sobre o caráter pode ser de duas maneira: pela retificação dos comceitos e pela purificação dos sentimentos.
A FORMA VIVA E O JOGO
Nas cartas sobre A educação estética do homen, schiler afirma que o objeto do inpulso sencivel é a vida,e o objeto de inpulso formal é a forma . Diferente desses, objetos do inpulso lúdico ´a forma viva, comceito que ira s repetir que ira se referir a fenômeno da beleza, num sentido amplo. Com isso, de modo inverso, também recuse que a beleza a todo âmbito que é vivo , assim como , de modo inverso, também recuse que a beleza se encerre nele.
Essa liberdade nãopode ser alcançada pura simplesmente por meio de uma mudança abrupta do estado passivo da sensibilidade para o ativo do querer e do pensamento. Nesse sentido, Schiller é taxativo em relação a singularidade da liberdade alcançada no jogo estético, que é mencionada como condição necessária para se chegar tanto a um conhecimento quanto a um,a intenção moral: não existe maneira de fazer racional o homem sensível sem sem torna-lo antes estético;
NIETZSCHE: EDUCAÇÃO INTEMPESTIVA (ARTE, CRIAÇÃO, MORAL )
A IMPORTAÇÃO DE SCHOPENHAUER
Friedrich nietzsce ocupou-se com o problema da educação desde muito cedo, embora o enfoque dado a questão seja um tipo completamente