a ed. fisica cuida do corpo e mente
Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio o autor é graduado em ed. fís.e psicologia pela USP, foi aluno do João Batista Freire ,e é mestre e dr. em ed. fis. é docente na UNICAMP.
Sua abordagem sobre a Cultura do corpo é baseada na Antropologia e na cultura do movimento. o 1º cap. ele faz uma abordagem sobre como era a Antropologia no sec XIX e se baseia bastante em um antropólogo francês da época chamado Marcell Mauss como um inovador no área de coleta de dados para a antropologia. pg 47: ..." O termo técnica corporal" , criado por Mauss , não significa apenas o emprego técnico do corpo para realizar determinadas funções. Apesar de o autor( Mauss) ter escrito que o corpo é o principal e mais natural instrumento do ser humano , seu mais natural objeto técnico, podes depreender da sua obra que o sentido de técnica corporal é mais abrangente. Mauss ao definir te´dnica como umato que é ao mesmo tempo tradicional e eficaz e ao falar do corpo humano em termos de tecnicas corporais , elevou-oao nível de fato social, podendo, portanto , ser pensado em te3rmos de tradição a ser transmitida através de gerações ( Mauss 1974, v.2)
Segundo Mauss o termo tradição pode ser enttendido preciipitadamente com inércia, resistência ao esforço, imuutabilidade e conformismo social , De fato, aas sociedades tribais apresentan uma adaptabilidade tão grande aos seus meios interno e esterno qu não sentem necessidade de modificar sua rotina. Sua coesão graupal é extremamente forte. Já nas sociedades contemporâneas , não se dá o mesmo, embora esteja sempre presente o que Mauss chamou de " memória coletiva" . É precisamente o conteúdo dessa memória em algumas soci3edades maior , em outras , menor que se pode chamar de tradição. É o que vai resistindo aos avanços tecnológicos e ao desnvolvimento científico, mas é também o resultado desse savanços que vai se incorporando às tradições sociais, num processo dinâmico.
Finalizando: Nesse