A DÚVIDA METÓDICA E A CONSTITUIÇÃO DA PRIMEIRA VERDADE NO DUALISMO CARTESIANO
CURSO: FILOSOFIA – LICENCIATURA
DISCIPLINA: TOP. ESP. EM TEORIA DO CONHECIMENTO
PROFESSOR: MARCOS FÁBIO
A DÚVIDA METÓDICA E A CONSTITUIÇÃO DA PRIMEIRA VERDADE NO DUALISMO CARTESIANO 1
Cristóvão de Sousa Gomes Júnior 2
APRESENTAÇÃO
O seguinte trabalho é uma avaliação acerca do Dualismo Cartesiano, o qual René Descartes sistematiza a dúvida metódica e a constituição da primeira verdade. Este conceito que Descartes utiliza é construído a partir de suas análises acerca da dicotomia representada no formato corpo/alma. Apresentar qual era sua dúvida e como ele estabeleceu sua primeira verdade, são os pontos principais deste artigo.
PALAVRAS-CHAVE: Descartes, dualismo, dúvida, verdade.
1. INTRODUÇÃO
O conceito de Dualismo em Descartes é construído a partir de suas análises acerca da dicotomia representada no formato corpo/alma. O pensador justifica suas postulações dividindo em dois tipos fundamentais de substância: a matéria e a razão consciente. Ambas, consistem respectivamente, em algo que se distingue das outras substâncias pela propriedade de ocupar espaço e a razão consciente é a responsável pela a atividade do pensar, já que ao contrário da matéria não ocupa espaço, sendo, portanto, subjetiva.
Segundo as postulações cartesianas, apenas a mente é capaz de nos dizer algo sobre a realidade do ser pensante, uma vez que, é na mente onde acontecem todos os desencadeamentos dos processos mentais. Destarte, ela não é algo totalmente independente do corpo, visto que ela faz parte do cérebro, que por sua vez faz parte do corpo, sendo ele um conjunto de atividades do mesmo.
Descartes acreditava que só existe uma verdade acerca das coisas e que só se faz possível chegar a essa verdade a partir de um critério, esse critério consiste na dúvida. Expliquemo-nos: ora, para chegar-se a verdade faz-se necessário duvidar de tudo, até que algo se apresente no formato indubitável. Esse