China planos
APÓS A CHINA SE CONSOLIDAR COMO NAÇÃO INDEPENDENTE E SISTEMA POLITICO FOI IMPLANTADO PLANOS QUINQUENAIS DE DESENVOLVIMENTO.
O PRIMEIRO PLANO QUINQUENAL DE DESENVOLVIMENTO (1953/1957) VISAVA INCLEMENTA A PRODUÇÃO TOTAL EM 50% (9% AO ANO) - PRODUÇÃO AGRIC0LA EM 23% .
- PRODUÇÃO INDUSTRIAL PESADA 43%
SEGUNDO PLANO QUINQUENAL (1958/1962) PROCUROL DUPLICAR A PRODUÇÃOO INDUSTRIAL COM ENFAZE A INDUSTRIA PESADA( E A PRODUÇÃO ACRICOLA
- PRODUÇÃO INDUSTRIAL(50%) . PRODUÇÃO DE ACOS ESPECIAIS COM REDUÇÃO DA DEPENDENCIA EXTERNA. . PRODUÇÃOD E MAQUINAS- FERRAMENTAS E MOTORES ELÉTRICOS . AUMENTO NA PRODUÇÃO ELETRICIDADE, CARVAO MINERAL, CIMENTO E ALUMIINIO.
A PRIORIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA DE CAPITAL EM DETRIMENTO DA INDUSTRIA DE BENS DE CONSUMO FEZ PARTE DA ESTRATEGIA DA POLITICA CHINESA DE DESENVOLVIMENTO.
TERCEIRO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA CHINA(1966/1970) - ABERTURA DO COMERCIO AOS PAISES NÃO SOCIALISTAS. - CRIAÇÃO DE ZONAS ECONOMICAS ESPECIAS EM PONTOS COMO PORTOS, PARA ATRAI INVESTIMENTOS DE ALTA TECNOLOGIA COM INSENÇÕES FISCAIS E ESTIMULOSROS FINANCEI
A China maoista
Nos primeiros anos da República Popular (1949-1953), a China possuía um regime misto. Pequeno comércio, manutenção de algumas propriedades privadas rurais, permissão do "lucro justo" e de alguns setores privados industriais representaram a manutenção de determinadas formas capitalistas. Paralelamente, ocorria a socialização progressiva dos meios de produção com a nacionalização de bancos e de empresas. Na política externa, a China socialista desviou recursos humanos e materiais para os norte-coreanos durante a Guerra da Coreia (1950-1953).
Primeiro plano quinquenal (1953-58)
O primeiro plano quinquenal organizou a economia chinesa dando prioridade ao campo, com uma reforma agrária radical e a formação de cooperativas camponesas. Mao Tsé-tung