A diversidade Etnica no Brasil
Introdução
O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro. Os indígenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nação e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo.
Esse contexto proporcionou a miscigenação dos habitantes do Brasil, caracterizados como mulato (branco + negro); caboclo ou mameluco (branco + índio); cafuzo (índio + negro). Com o prosseguimento da miscigenação, originaram-se os inúmeros tipos que hoje compõem a nossa população.
Distribuição percentual, por cor ou raça (%) no Brasil e regiões.
Região População branca População preta População parda População amarela ou indígena
Brasil 48,2 6,9 44,2 0,7
Região Centro-Oeste 41,7 6,7 50,6 0,9
Região Norte 23,6 4,7 71,2 0,4
Região Nordeste 28,8 8,1 62,7 0,3
Região Sudeste 56,7 7,7 34,6 0,9
Região Sul 78,5 3,6 17,3 0,7
A distribuição dessas raças no Brasil: Brancos, Negros, Pardos e Amarelos e Índios.
Brancos
Os brancos compõem 53,7 por cento da população brasileira, somando cerca de 96 milhões de indivíduos. Estão espalhados por todo o território brasileiro, embora a maior concentração esteja no Sul e Sudeste do Brasil. Consideram-se brancos todos os descendentes de europeus e de outros povos de cor branca.
Em Schroeder e muitas outras cidades de Santa Catarina, muitos descendentes de alemães preservam os costumes dos antepassados.
Até 1800, cerca de um milhão de europeus imigraram para o Brasil. O boom da imigração ocorreu nos séculos XIX e XX, quando entraram quase seis milhões de europeus no Brasil. Hoje, os brancos formam o maior grupo étnico do país, sendo formado ao longo de cinco séculos de imigração proveniente da Europa. Até à metade do século XIX, a população branca do Brasil era basicamente de origem portuguesa, porém, entre o final do século