A diversidade cultural brasileira
Nome: Andrew Felipe de Souza Gusson Peigo nº 04 1ºD
Índice:
- Introdução;
-História:
* Nordeste:
* Culinária;
* Artesanato;
* Religião; * Centro-Oeste:
* Artesanato; * Norte; * Sudeste; * Sul;
-Conclusão;
-Bibliografia
Introdução
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: a linguagem, danças, vestimenta, culinária, manifestações religiosas, e outras tradições como a organização da sociedade, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
História:
As regiões brasileiras apresentam diferentes culturas.
Nordeste
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira.
Culinária:
A culinária nordestina é variada, refletindo, quase sempre, as condições econômicas e produtivas das diversas paisagens geoeconômicas dessa região. Sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros, são exemplos dessa culinária.
Artesanato:
A cultura nordestina também está presente no artesanato, sendo inclusive o ganha-pão de milhares de pessoas por toda a região. Devido à variedade regional de tradições de artesanato, é difícil caracterizá-los todos, mas destacam-se as redes tecidas e, às vezes, bordadas com muitos detalhes; os produtos feitos em argila, madeira (por exemplo, da carnaúba, árvore típica do