A diferença entre direito e política
Aristóteles resume ao afirmar que “o homem é por natureza um animal político”, e, para garantir a existência de uma sociedade igualitária, é preciso que uma organização vigore e coordene todos os seres e que tome decisões defendendo os interesses da maioria. O Direito tenta cumprir tal papel, sendo responsável por nortear as maneiras pelas quais os homens se agrupam em sociedade e como resolver as questões decorrentes de tal tipo de convivência.
Para uma melhor divisão do sistema, Montesquieu, baseado em Aristóteles e John Locke, propôs que o poder fosse dividido em 3 âmbitos, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O Brasil adotou tal sistema, onde o Executivo tem o dever de administrar a república, o Legislativo deve criar as leis e fiscalizar seu cumprimento, e o Judiciário ganhou a responsabilidade de julgar, aplicando a lei do Legislativo a cada caso concreto que lhe é posto, resultante de um conflito de interesses.
• Política
Desde seus primórdios, a sociedade necessita da influência dos indivíduos que dela fazem parte, para que haja um convívio cada vez mais estável. A obediência e a boa conduta são necessárias para manter um bom relacionamento entre todos. Através dessa necessidade, se fundamenta a Política, que deriva do termo grego pólis (politikós) que significa tudo o que se refere à cidade, e, consequentemente, o que é urbano, civil,