A dialética entre fé e a razão
TITULO:
A dialética entre fé e a razão.
TEMA:
A dialética entre fé e a razão na escolástica.
AUTOR:
Paulo Marco Germano
OBJETIVO. (para que? para quem?)
OBJETIVO GERAL: Esse trabalho visa pesquisar as relações do binômio fé e razão no pensamento medieval, como também a aplicação da dialética (lógica) relativa aquele tempo, bem como as possíveis razões que levaram ao rompimento entre dialéticos e teólogos quanto à pertinência de conteúdos lógicos as questões da fé.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Essa pesquisa visa compreender a relação entre teólogos e dialéticos neste período, como também compreender o início do processo de uma possível libertação da filosofia como ciência autônoma.
METODOLOGIA:
Pesquisa bibliográfica.
PLANO PROVISÓRIO DO TRABALHO
DIVISÃO DOS CAPÍTULOS.
1. Contexto histórico, cultural e religioso do período escolástico 1. Cronologia e características da escolástica 2. Ápice carolíngio—renascimento da educação na Europa 3. Método usado na escolástica
2. Possíveis divisões e principais pensadores da escolástica 2.1 Alta escolástica (pré-Tomismo) 2.2 Média escolástica (Tomismo) 2.3 Baixa escolástica (pós-Tomismo)
2. A teorização da razão em função da fé na escolástica 2.1 Fundação das escolas 2.2 Fundação das Universidades 2.2.1 franciscanos 2.2.2 dominicanos 2.3 Dialéticos e antidialéticos 2.4 Problema dos universais
3. O divórcio da razão e fé na baixa escolástica 3.1 A tentativa de libertar a filosofia da teologia 3.2 Duns Escoto 3.3 Guilherme de Occam.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
CHAUI, Marilena. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Cia das letras 1994.
SARANYANA, Josep I. A filosofia medieval: das origens patristicas à escolástica barroca. São Paulo.Instituto brasileiro de filosofia e ciência. 2006.
PLATÃO. Diálogos. São Paulo. Cultrix. 2006
PLATÃO. A República. São Paulo. Rideel. 2007.
ROGUE,