a descoberta de Portugal
Escola Sec. 3º Dª Maria Cândida de Mira
Curso Técnico de Apoio Psicossocial
CIS- Modulo 4
Ano letivo 2014/2015
Professor: Francisco Leal
O CASAMENTO
"Devia-se estar sempre apaixonado. É a razão pela qual nunca nos devíamos casar."
"Casar-se significa duplicar as suas obrigações e reduzir a metade dos seus direitos."
Anthony Pedreiro nº1
Bianca Pires nº2
Solange Sousa nº8
Tatiana Cadete nª9
Festa de casamento tipicamente Portuguesa
Se queres ter uma festa de casamento tipicamente portuguesa, damos-te a conhecer algumas das tradições mais marcadas. Tudo começa com o encontro na casa do noivo/noiva, onde se junta a família e amigos de cada um, respetivamente, e onde se serve a que será a primeira refeição antes da cerimónia. Coisas leves, como canapés e entradas. Esta comida normalmente é caseira, preparada pela mãe ou alguém da família do noivo/a.
Ainda em casa, os convidados recebem pedaços de tule para decorarem os seus carros, nos quais vão em "procissão" até ao local onde se realiza a cerimónia. E nesse percurso o não pode faltar são as famosas buzinadelas. Toda a terra ou cidade tem de saber que há um casamento naquele dia!
Festa de casamento tipicamente Portuguesa
A cerimónia típica de um casamento português é religiosa, ou seja, realiza-se numa igreja católica e seguindo os seus preceitos.
À saída os noivos levam com uma "chuva" de arroz e pétalas de rosa. Curiosamente a tradição do arroz foi adotada da tradição chinesa e significa fertilidade, abundância. Enquanto as pétalas representam o amor.
Festa de casamento tipicamente Portuguesa
Após a cerimónia, os noivos e convidados dirigem-se para o local do banquete e da festa. Servem-se novamente canapés, entradas e aperitivos, enquanto os noivos tiram fotografias os dois e depois com os convidados.
Depois disto e finalmente passa-se ao banquete oficial. Os noivos dão início à refeição entrando na sala,
enquanto