A DESCOBERTA DA LEI PERIODICA
A lei periódica estabelece uma regularidade nas propriedades químicas e físicas dos elementos químicos quando estes são dispostos de modo regular. A primeira evidência desse comportamento só seria possível quando um grande número desses elementos tivesse sido descoberto, o que ocorreu no princípio do século XIX. Dessa forma, os primeiros grupos de elementos com propriedades semelhantes foram aqueles conhecidos hoje como metais alcalinos e halogênios.
Outra iniciativa, além de seu comportamento laboratorial, para classificação dos elementos químicos ocorreu a partir da determinação realizada por Berzelius de seus pesos atômicos, valores esses que propiciaram uma relação com seu comportamento experimental. Foi Dobereiner o primeiro a utilizar das observações de Berzelius para propor uma classificação mais concisa, organizando os elementos em grupos de três. “Com Dobereiner surgia a ideia de que as propriedades dos elementos estariam intimamente ligadas às massas atômicas. Vários pesquisadores voltaram então sua atenção para o assunto”.
A partir de Dobereiner, John Baptiste Dumas, analisando os elementos químicos não metálicos, propôs uma organização para esses pela qual esses seriam divididos em grupos ou famílias, a partir das propriedades dos compostos que produzem ao reagirem com o hidrogênio, principalmente a partir da relação de volumes entre os dois elementos químicos participantes. “Dumas considerou o hidrogênio como um metal e, como tal, separou-o dos metalóides. Depois das experiências de Dewar, que conseguiu o hidrogênio líquido, soube-se que os corpos transparentes, que fervem a -22,5 ºC não conduzem eletricidade e possuem aspecto e propriedades físicas comparáveis aquelas do nitrogênio”2.
Em 1859, Dumas, desenvolvendo o trabalho de Dobereiner, reconheceu a existência de famílias com um número maior de membros, cujas massas atômicas apresentavam curiosas correlações, “como as ilustradas nos exemplos abaixo”:
a) F