A departamentalização aps unip
A departamentalização teve suas origens na teoria clássica , iniciada pelo frances Henri Fayol na qual pregava a enfase na estrutura organizacional como forma de aprimorar a eficiencia em cada segmento da empresa.
O conceito de departamentalização baseia-se na forma de aumentar a eficiencia, o controle, e diminuir a autoriadade e responsabilidade de uma só pessoa. Agrupamento , de acordo com um critério especifico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos em unidades. Existem varias maneiras basicas pelas quais as organizaçõaes decidem sobre a configuração organizacional que sera usada para agrupar as varias atividades. O processo no qual determinam as atividades chama-se departamentalização.
2.2.2 tipos de departamentalização
Os principais tipos de departamentalização:
Departamentalização Funional: onde as unidades organizacionais são definidas com base na especialização e tarefas comuns aos diversos setores, como financeiro, engenharia, produção;
Departamentalização por quantidade: Quando à um numero elevado de pessoas desempenhando determinada atividade, obrigando o estabelecimento de turnos de trabalho.
Departamentalização Geográfica: Utilizado em grandes empresas, onde a dispersão de atividadees é importante para o atendimento das necessidades logisticas ou culturais.
Departamentalização Projeto: Quando as atividades de uma empresa são voltadas integralmente para projetos especificos.
Departamentalização por Produto: organizando-se em unidades independentes responsáveis por um grande produto ou linha de produtos.
Departamentalização por cliente : situação em que as unidades organizacionais são projetadas em torno de grupos de clientes e suas respectivas necessidades.
Departamentalização por processo: onde pessoas e recursos são alocadas de acordo com o fluxo de trabalho.
Departamentalização matricial: caracterizada pela união da Departamentalização Funcional com a de projetos ou produtos.
Departamentalização mista: