A dengue
A dengue, também conhecida como “febre de quebra ossos”, é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado. Há quatro tipos diferentes de vírus causadores da dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Nos últimos anos, a dengue tem sido uma das mais importantes doenças epidêmicas registradas em países em desenvolvimento, causando grande impacto econômico, social e de saúde pública para as comunidades onde ocorre.
Transmissão
A transmissão ocorre através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Este é o principal vetor da dengue no mundo (e também pode ser o vetor de outra doença grave, denominada febre amarela). O mosquito sadio pica uma pessoa infectada e se contamina com o vírus da dengue. Após oito a 12 dias, o mosquito contaminado estará apto a transmitir a dengue picando uma pessoa sadia. A doença só acomete a população humana, e não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento. O período de transmissibilidade é o período em que o indivíduo pode passar a doença para o mosquito, ao ser picado por ele. Começa um dia antes do aparecimento dos sintomas (febre) e vai até o 6º. dia da doença, período em que o vírus está presente no sangue.
Período de Incubação
Após ter sido picada por um mosquito infectado, a pessoa apresentará sintomas da doença depois de um período que pode variar de três a 15 dias, sendo em média de cinco a seis dias. Existem pessoas que não apresentam sintomas tendo, portanto, a forma assintomática da dengue.
Sinais e Sintomas
A dengue apresenta início inesperado, com febre alta (39º a 40ºC), dor de cabeça, fortes dores atrás dos olhos, prostração, tontura, náuseas e vômitos, perda do paladar e do apetite, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e nas articulações. Podem surgir manchas e erupções na pele (semelhantes ao