Nbcta240

455 palavras 2 páginas
A maioria das pessoas não conhece as verdadeiras responsabilidades do auditor, não sabe realmente qual a finalidade da auditoria. Isto se dá porque a sociedade está carente de transparência de informações, tanto no que se refere à administração dos gastos públicos, quanto privado. Entende-se que a auditoria ao ser exercida com competência e seriedade estará contribuindo para uma boa gestão administrativa e todos saem ganhando com isso, a população, as classes política e empresarial e o profissional de auditoria que assim fortalece a sua imagem. Assim sendo, é necessário que se reflita profundamente quanto ao papel do auditor, suas obrigações atuais e metas que deseja atingir, mas acima de tudo, o que não se pode prescindir, nesta profissão é do exercício da Ética e da Responsabilidade com a verdade em seus pareceres emitidos.
No Brasil, a profissão contábil foi legalmente reconhecida, em 1946, através do Decreto Lei 9.295 que instituiu o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade. Definições e Objetivos da Auditoria de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, especificamente, a NBCTA 240 – Responsabilidade do auditor relacionada com demonstrações contábeis.
Esta norma trata-se da responsabilidade do auditor no que se refere à fraude na auditoria de e é aplicável após a data de 1° de janeiro de 2010.
Responsabilidade Social do Auditor em uma detecção de fraudes é irrelevante como sendo o foco do trabalho da auditoria do ponto de vista do usuário externo. Ao se falar em auditoria, principalmente por leigos no assunto, a primeira idéia que se tem é a de que o auditor é aquela pessoa que irá descobrir falcatruas, desbaratar esquemas de corrupção, apropriação indébita e malversação de recursos.
As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou erro. A fraude esta no fato de ser intencional, em que o indivíduo faça para obtenção de vantagem injusta ou ilegal, e é essa a preocupação do auditor.

Relacionados

  • Codivafds
    1692 palavras | 7 páginas
  • Contabilidade
    6547 palavras | 27 páginas