A Defesa Da Africa Austral No Ambito Da Politica Externa De Marcelo Caetano
DA
ÁFRICA AUSTRAL
NO
ÂMBITO
DA
POLÍTICA EXTERNA
DE
MARCELLO CAETANO
A DEFESA DA ÁFRICA AUSTRAL NO ÂMBITO
DA POLÍTICA EXTERNA
DE MARCELLO CAETANO 1
Vicente de Paiva Brandão (*)
Colaborador
RESUMO
O estudo da política externa do período, denominado de Estado Novo, é fundamental para se compreender a História portuguesa contemporânea, nomeadamente, no âmbito político-diplomático.
É uma época rica em acontecimentos internacionais, a que o governo português teve, na medida do possível, de dar uma resposta adequada. As situações complexas, as crises, as contrariedades, os sucessos e os desafios, mais ou menos esperados, caracterizaram, constantemente, a época em causa e conferiram-lhe uma importância decisiva para a explicação do momento político que se seguiu a 1974.
Do início da guerra civil de Espanha ao fim do conflito no ex-ultramar português, decorreram cerca de trinta e oito anos. Neste espaço de tempo repetiu-se um conflito à escala mundial, surgiram novos actores internacionais, diversificaram-se opções político-ideológicas, multiplicaram-se atritos de variada natureza (política, militar, económica, social, religiosa, cultural, étnica) e, sobretudo, alterou-se a sede do poder externo: o eurocentrismo tradicional cedeu ao domínio imposto pelos dois grandes vencedores da II Guerra, isto é, os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em breve transformadas em super-potências.
Ora, foi de acordo com a conjuntura descrita, que se definiu a orientação diplomática nacional. Umas por antecipação aos factos, outras reagindo aos mesmos.
No entanto, sempre por eles condicionada.
Palavras-Chave: Guerra-fria, Estado Novo, África, Salazar e Caetano
(*) Colaborador e Doutorando no Instituto de Estudos Políticos/UCP, Bolseiro da FCT, e investigador do CINAMIL.
1
O presente trabalho foi, originalmente, apresentado na conclusão do Curso de Auditor de Defesa
Nacional, em Setembro de 2006. Esta versão foi revista e actualizada,