a dança dos encefalos acesos
a dança dos encéfalos acesos Catalogação Itaú Cultural
Spanghero, Maíra. A dança dos encéfalos acesos / Apresentação Helena Katz; texto Leda Pereira. — São Paulo: Itaú Cultural, 2003. 141 p. : fotos color. – (Rumos Itaú Cultural Transmídia).
Índice Onomástico
Bibliografia; Biografias
ISBN 85-85291-38-9
1. Arte contemporânea 2. Dança 3. Arte e Tecnologia 4. Dança e
Tecnologia 5. Videodança 6. Dança e Mídia 7. Espetáculos de dança
8. Brasil 9. Grupo Cena 11
CDD 792.9
Bailarinos do elenco atual do Cena 11.
maíra spanghero
para Leda Pereira (in memoriam).
Texto-dança
Estou paralisada, estamos todos paralisados, perplexos perante os complexos buildingtrading-play-shopping-centers. To buy, to buy. Bye, bye!
Onde estarão as utopias?
Onde se compra se compra se compra uma nova alma para essa velha raça humana?
Pior que morrer de fome é viver com fome. Admirável! Cinco mil anos de civilização, conseguimos inventar a escrita e tecnologias de ponta porém esquecer o amor, a ética.
Lembram-se da queda do Império Romano do Ocidente pelas invasões bárbaras? Eu vejo a queda do Império Norte-Americano – milhões de miseráveis latinos caminhando em busca de um liquidificador, um personal computer, um cd-player, um l-i-q-u-i-d-i-f-i-c-a-do-r? Os africanos atravessando o estreito de Gibraltar, uma ponte humana, sedentos de civilização (?!), sedentos de museus… de Picassos, Van Goghs, de televisores. As cores aflitas de Van Gogh alimentando as cores famintas africanas.
Talvez esse comboio-manada-matilha africano se arrisque a visitar a Capela Sistina. Lá encontrariam o Papa, que, justo pop, proíbe a camisinha como método contraceptivo.
Será a camisinha um instrumento de amor à vida? Não... Essa pandemia aidética é só mais uma manifestação à híbris humana. Então ela se faz por merecer. Que se submetam a
Deus, ao Império Sacro-Romano, aos avalistas de Deus.