desenho arquitetonico - cortes
CAMPUS SALGUEIRO.
DISCIPLINA: DESENHO DE
ARQUITETURA I
CARGA HORÁRIA: 60H
2013.2
PROFESSORA: ALBERTA DE MELO
APOSTILA: CORTES
1. CORTES
Corte é um plano secante que divide a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal. (NBR 6492 – Representação de projetos de arquitetura)
Cortes são representações de vistas ortográficas seccionais do tipo “corte”, obtidas quando passamos por uma construção um plano de corte e projeção VERTICAL, normalmente paralelo ás paredes, e retiramos a parte frontal, mais um conjunto de informações escritas que o complementam.
Os cortes são elaborados para o esclarecimento de detalhes internos de elementos que se desenvolvem em altura, e que, por consequência, não são devidamente esclarecidos em planta baixa.
Normalmente se faz no mínimo dois cortes, um transversal e outro longitudinal ao obejeto cortado, para melhor entendimento. Abaixo estão os cortes transversal e longitudinal respectivamente.
Figura 1 – Corte Transversal
Figura 2 – Corte Longitudinall
A orientação dos cortes é feita na direção dos extremos mais significantes do espaço cortado. O sentido de visualização dos cortes deve ser indicado em planta, em como sua localização.
Abaixo sequencia para obtenção de corte:
Figura 3 - Obtenção de Corte
A orientação dos cortes é feita na direção dos extremos mais significantes do espaço cortado. O sentido de visualização dos cortes deve ser indicado em planta, em como sua localização.
- Os cortes devem conter:
a) Simbologias de representação gráfica conforme as prescritas nesta norma;
b) Eixos de projeto;
c) Sistema estrutural
d) Indicação de cotas verticais;
e) Indicação de cotas de nível acabado e em osso;
f)
Caracterização dos elementos de projeto:
- fechamentos externos e internos
- circulações verticais e horizontais
- áreas de instalação técnica e de serviço
-