A Dama de Ferro
Margaret Thatcher, nasceu em 1925, numa família de pequenos comerciantes, estudou a vida inteira em escola pública e ganhou uma bolsa de estudos na universidade de Oxford, onde se formou em química. Mais tarde, foi eleita presidente da assossiação conservadora em Oxford, onde iniciou sua vida política.
Conhecida mundialmente como “Dama de Ferro”, apelido dado pela imprensa soviética nos anos 70 como forma de caraterizar sua forte oposição aos regimes comunistas, Thatcher conquistou eleitores pela maneira clara com que discursava. Em 1950 ela se especializou em direito tributário.
Em 1970, Thatcher foi nomeada ministra da educação no lugar de Edward Heath, fazendo com que o estado intervisse menos e cortando gastos sociais e seguiu a risca o liberalismo. Já dentro de seu partido, sofreu uma forte dificuldade em conquistar um espaço, já que a idéia de uma mulher na política, longe de casa e dos filhos não era muito bem visto. Em 1979 foi eleita primeira-ministra, enfrentando momentos críticos durante seu governo como a guerra nas malvinas e as lutas contra os sindicatos, já que o Reino Unido estava em crise. Defendia a privatização e uma menor interferência do estado na economia.
Tinha como forte característica ser uma grande negociadora, conquistava fortes alianças na direção mais conservadora. Na época em que a tecnografia estava em alta, ela tinha orientação conservadora, o que era excelente para as empresas.
Thatcher conquistou coisas como a controle da inflação e valorização da moeda, o que lhe rendeu bons indicadores econômicos, mas apesar disso, nunca foi um modelo de luta pelo direito das mulheres, já que tinha uma posição bem rígida e era inflexível. Thatcher Faleceu no dia 08 de abril de 2013, vítima de um avc.
Tipos de liderança