A câmera fotográfica
1. TIPOS DE CÂMERAS As diversas câmeras fotográficas existentes podem ser classificadas conforme suas principais características. A seguir trataremos de duas classificações em especial.
1.1 Classificação pelo visor Em função do sistema de visor de que são dotadas, as câmaras podem ser classificadas em 4 tipos:
1.1.1 Visor Direto É menor e bastante simples de operar, pois na maior parte tem visor ao nível do olho – basta levar a câmara a altura dos olhos e usá-la como extensão direta da visão em relação a cena. A obtenção de instantâneos torna-se um pouco mais fácil. Em câmaras com foco inteiramente ajustável, o visor enquadra a cena de modo mais preciso e é conectado a um dispositivo, o telêmetro acoplado – que indica se a câmara está focalizando corretamente a imagem. Uma câmara de visor direto telemétrico tem um visor para enquadrar e um telêmetro para focar. Durante muito tempo os repórteres fotográficos preferiam as câmaras com visor telemétrico, em razão de seu visor ter uma focalização rápida mesmo em cenas pouco iluminadas, pequeno tamanho e operação discreta. É a câmara ideal para se fotografar objetos em movimento rápido, já que permite captar “o momento decisivo”. O erro de paralaxe não pode ser totalmente corrigido, sobretudo em fotos de objetos próximos, como também é impossível avaliar visualmente a profundidade de campo através do visor.
Vantagens • Seu custo é baixo em modelos simples e não há partes móveis para quebrar; • Em máquinas com telêmetro, tem um excelente sistema de focalização.
Desvantagens
• Um visor simples é prejudicado pelo chamado “erro de paralaxe”, no qual impede que o fotógrafo veja exatamente o que está sendo visto pela objetiva; • O visor direto é praticamente inútil em fotografias bem próximas, como retratos ou fotos de flores, pois muitas vezes, as imagens vistas através de um visor direto são pequenas e de difícil