Resenha gerdau
A empresa escolhida para este estudo é a Gerdau S.A, empresa brasileira, do setor siderúrgico, fundada em 1901 por João e Hugo Gerdau no Rio Grande do Sul que inicialmente tinha sua operação focada na produção de pregos.
Com 112 anos de existência, a empresa hoje figura como líder no segmento de Aços Longos na Américas e uma das principais fornecedoras de Aços Longos Especiais do mundo, conta com mais de 45 mil colaboradores e está presente em 14 países nas Américas, Ásia e Europa com uma capacidade produtiva total superior a 25 milhões de toneladas por ano.
Seus principais produtos são os Aços Longos e Aços Longos Especiais na forma perfis, arames, vergalhões, pregos e placas fornecidos para os setores da construção civil, indústria, agropecuário e automotivo. A empresa também oferece serviços de consultoria técnica para estes setores e de corte e dobre de seus produtos.
O aço produzido pela Gerdau está presente no cotidiano das pessoas, é possível encontrar o produto em partes e peças de automóveis, construções e em industrias. No Brasil, o produto Gerdau faz parte das obras construção e modernização de oito estádios de futebol para Copa do Mundo de 2014 e de importantes obras de infraestrutura para o país, como ferrovias, usinas eólicas, portos e estradas.
Nos últimos anos, com a alta dos preços da matéria prima e forte concorrência que exigem redução de custos a empresa também iniciou operações de mineração, para assim garantir parte de sua matéria prima internamente.
No Brasil, seu principais concorrentes são Arcelor Brasil e a Usiminas, entretanto, a Gerdau detém a maior parte do Market Share deste mercado, e em 2005 atingiu o percentual de 38%.
A Gerdau é uma empresa de capital aberto, sua abertura de capital ocorreu em 1970 na bolsa de valores de São Paulo. Hoje a empresa tem mais de 140 mil acionistas e suas ações são comercializados nas bolsas de valores de São Paulo, Nova York e