Mensagem subliminar
Curso: Comunicação Social Publicidade e Propaganda
Disciplina: Introdução a Publicidade e Propaganda
Data: 05/04/2009
“MIDIOLOGIA SUBLIMINAR – MARKETING DO PÂNICO POKÉMON À POKÉMANIA”
AUTOR DO ARTIGO: Prof. Dr. Flávio Mário de Alcântara Calazans.
CONSIDERAÇÕES
1. “Nem tudo que é perceptível pode ser claramente percebido”, diz Calazans. A nossa percepção não esta preparada para todos os detalhes e informações que recebemos. Estamos sujeitos a ações mal intencionadas de pessoas e empresas que cada vez mais publicam mensagens subliminares em peças, filmes e publicações ao ponto de brincar com a nossa inteligência e subconsciente, e continuamos avessos a tudo isso.
2. Os sintomas causados pelos golpes do Pikachu provocaram vários problemas em crianças japonesas, mas como estratégia de marketing o problema fez com que a marca faturasse milhões, pois o fato foi divulgado mundialmente e todos queriam ter acesso aos produtos da marca. Expostos as mídias diariamente, muitas vezes não percebemos as técnicas utilizadas para causar o consumo inconsciente de futilidades.
3. A mídia televisiva se mostra constantemente agressiva para conquistar objetivos comerciais, porém, como pais temos que nos conscientizar que somos mediadores desse tipo de violência que ataca nossos filhos. Não é o fato de criá-los afastados da televisão, pois ela também tem um efeito positivo, mas não podemos deixar que a televisão supra nossa ausência, hoje cada vez mais necessária para manter a família.
4. Comprovadamente, como vimos no texto, à utilização de certos tipos de tecnologia em desenhos, filmes e jogos, pode afetar as pessoas mais sensíveis de forma altamente prejudicial provocando a epilepsia televisiva ou epilepsia sensitiva cromática. Mas estudos mostram outras doenças como sedentarismo e a obesidade também afetam principalmente as crianças através de programas, desenhos, jogos e